ATENDIMENTO 011 4548-1009

A importância do Visual Merchandising no varejo

A importância do Visual Merchandising no varejo

O Visual Merchandising é uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda. Personalizando o ambiente através do design dos móveis, do layout da loja e da disposição dos produtos (entre muitos outros detalhes), o Visual Merchandising é capaz de criar uma identidade da loja e da marca. Seu principal objetivo é criar um ambiente agradável para que o cliente tenha a melhor experiência possível, estimulando a decisão de compra e fazendo com que o cliente fidelize com a marca.

 

Ainda são freqüentes as lojas que deixam esses pequenos detalhes de lado. Pode parecer bobagem, mas aquelas peças que estão sem etiquetas de valor ou tamanho fazem com que o cliente crie uma imagem negativa da sua loja. A forma de dispor os produtos também influencia na hora da compra, ela deve estimular a imaginação do seu cliente. A loja que oferece uma exposição de produtos com diversas opções e possibilidades de uso, tem grandes chances de atrair novos consumidores.

 

Decoração, acessibilidade, layout da loja, equipamentos, iluminação e climatização são os principais fatores para melhorar seu ambiente de vendas. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas para colocar o Visual Merchandising na prática:

 

1. Organize sua vitrine

A vitrine é a primeira impressão que o cliente tem da sua loja: ali se concentram os produtos que são mais vendidos, então um dos maiores gatilhos de compra é o seu layout. Procure sempre expor produtos da maneira mais humana possível, para que o cliente se identifique com o que está sendo exposto. Evite manequins em poses rígidas e crie diversas possibilidades, sempre procurando atender à expectativa e à necessidade específica do seu público-alvo.

 

2. Estimule os sentidos

O cérebro é capaz de reconhecer aromas até mesmo da nossa infância. Quem já passou por uma loja de bolos e sentiu aquele cheirinho de fubá, sabe que é possível voltar 10, 20 ou 30 anos no tempo apenas por sentir um aroma especial, te fazendo reviver memórias da infância. E porque não usar isso para alavancar suas vendas? Aposte em aromas leves e marcantes, para que o seu cliente associe o cheiro ao seu produto/loja.

Faça também uma análise do seu público e monte uma playlist com músicas relacionadas ao estilo de vida do seu cliente, para deixar o ambiente ainda mais agradável e aconchegante. Modifique o conceito robotizado de venda.

O ambiente deve estar organizado para despertar a atenção do cliente, procure dividir os itens por setores e jamais os espalhe aleatoriamente pela loja. Com uma organização criativa é possível guiar o olhar do cliente e tornar a experiência ainda mais envolvente.

 

3. Móveis e equipamentos

Os móveis e equipamentos que compõem a loja devem refletir o conceito do todo, eles precisam ter ligação com os produtos que estão à venda. Se sua loja tiver um estilo rústico, o design deverá seguir está mesma linha. É extremamente importante fortalecer a identidade da marca desde a vitrine até o ato final da compra. Use cores, mobiliários e equipamentos que agregam valor e chamam atenção para o produto exposto. Tudo deve ser projetado cuidadosamente para que o design do móvel não ofusque a peça que está sendo exposta para o público.

 

Para finalizar... Na cultura brasileira, enquanto alguns clientes já têm suas lojas/marcas preferidas, outros consomem espontaneamente aquilo que agrada. Ou seja: nem tudo é planejado, existe espaço para competir no ato da venda.  Tendo isso em mente, é muito importante investir nesta experiência.

 

O conjunto de percepções sensoriais, visuais e olfativas que são colocadas propositalmente dentro das lojas auxilia a compra, a fidelização e imagem positiva da sua marca. Lembre-se: visual merchandising não significa investir apenas em uma vitrine bonita, ou na exposição melhor dos produtos, é uma estratégia que deve estar presente desde a aparência da fachada, passando por letreiros, cores, materiais de divulgação e iluminação, até chegar à limpeza do local. Proporcionando bem estar e prazer na hora da compra, certamente sua marca terá resultados positivos.



Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!